Softwares de comunicação científica e a midiatização sob a perspectiva da semiótica material
Palavras-chave:
idiatização, semiótica material, comunicação científica.Resumo
Argumentamos sobre a relação de softwares de comunicação científica (SCC) com a midiatização da ciência, caracterizada como um metaprocesso. A abordagem teóricometodológica se fundamenta na análise de plataformas, na semiótica material e na teoria ator-rede. Identificamos diferentes lógicas atuando sobre a midiatização da ciência em quatro SCC: o Sci-Hub e a lógica da ética hacker; o arXiv e a lógica das instituições acadêmicas; o Portal de Periódicos da CAPES e a lógica do setor estatal; e o Academia.edu e a lógica das mídias sociais. A aproximação entre os quatro SCC permite desenhar a paisagem de midiatização da ciência, reconhecer o impacto das ondas de midiatização e ponderar sobre os conflitos pertinentes a plataformas públicas ou sem fins lucrativos e as de orientação comercial.Downloads
Como Citar
ADA CRISTINA MACHADO SILVEIRA, M. de S. F. Softwares de comunicação científica e a midiatização sob a perspectiva da semiótica material. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 14, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19778. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê do GT Epistemologia da Comunicação - COMPÓS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).