O Mecanismo e a midiatização ficcional da Operação Lava-Jato
Palavras-chave:
midiatização, instituições ficcionais, O Mecanismo, Operação Lava-Jato.Resumo
Este artigo explora o papel que a série de televisão O Mecanismo (Netflix, 2018-Presente) desempenhou como agente da midiatização da recente crise política brasileira e, em especial, a Operação Lava-Jato. Partimos do ponto de vista de que a linha que separa a facticidade jornalística da ficção é mais permeável do que costuma supor a literatura acadêmica. Por meio do panorama da midiatização, discutiremos como a ficção seriada televisiva pode ser considerada mediadora da experiência que os sujeitos têm do seu mundo. Ao analisar O Mecanismo, discutiremos como diversos setores da mídia brasileira se esforçaram para remover o PT do poder, principalmente, ao endossar a judicialização da política.
Referências
ALBUQUERQUE, A. 2019. Protecting Democracy or Conspiring
against It? Media and Politics in Latin America: A Glimpse from
Brazil. Journalism, 20(7):906-923.
ALTHEIDE, D.L.; SNOW, R.P. 1979. Media Logic. Beverly Hills, Sage.
ANTRIM, T. 2018. Netflix Drama ‘The Mecanism’, Already Causing an Uproar in Brazil, Is Set to Be Your Next Binge-Watch.
Vogue. Disponível em: https://www.vogue.com/article/netflix-
-the-mechanism-brazil. Acesso em: 20/07/2020.
BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. 1991. The Social Construction of
Reality: A Treatise in the Sociology of Knowledge. London, UK,
Penguin.
BONIN, R. 2014. Dilma e Lula sabiam de tudo, diz Alberto Youssef
à PF. Revista Veja. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/dilma-e-lula-sabiam-de-tudo-diz-alberto-youssef-a-pf/. Acesso
em: 04/02/2014.
CHEROBINO, V. 2016. Freixo e o Verdadeiro Fraga. Super Interessante, Grupo Abril. Disponível em: https://super.abril.com.
br/comportamento/freixo-o-verdadeiro-fraga/ Acesso em:
/07/2020.
DANIEL III, J.F.; MUSGRAVE, P. 2017. Synthetic Experiences: How
Popular Culture Matters for Images of International Relations.
International Studies Quarterly, 61(3):503-516.
DANTAS, D.; DANTAS, T. 2017. Moro cita reportagem do Globo de
em sentença que condenou Lula. O Globo. Disponível em:
em: 22/12/2019.
DONOVAN, K.M.; KLAHM IV, C.F. 2015. The Role of Entertainment
Media in Perceptions of Police Use of Force. Criminal Justice
and Behavior, 42(12):1261-1281.
ESSER, F.; STRÖMBÄCK, J. (eds.). 2014. Mediatization of Politics:
Understanding the Transformation of Western Democracies.
New York, Palgrave Macmillan.
EL PAÍS. 2018. Lula afirma que processará ‘O Mecanismo’: “Não
vou aceitar isso”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/29/politica/1522290778_237636.html. Acesso
em: 20/07/2020.
FISHMAN, A.; VIANA, N.; SALEH, M. 2020. “EUA estão com a faca
e o queijo na mão”. The Intercept Brasil. Disponível em: https://
theintercept.com/2020/03/12/lava-jato-driblou-governo-ajudaramericanos-doj/. Acesso em: 20/07/2020.
FURQUIM, F. 2016. Canal Universal estreia a série brasileira ‘Unidade Básica’. Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/
temporadas/canal-universal-estreia-a-serie-brasileira-8216-unidade-basica-8217/. Acesso em: 22/12/2019.
GIDDENS, A. 1991. As consequências da modernidade. São Paulo,
Editora da UNESP.
GITLIN, T. 1979. The Televised Professional. In: F. RIESSMAN; A.
GARTNER; C. GREER (org.), Consumer Education in the Human
Services. New York, Pergamon, p. 198-207.
HJARVARD, S. 2003. The Mediatization of Culture and Society. New
York, Routledge.
INTERCEPT BRASIL. 2019. As mensagens secretas da Lava Jato.
Intercept Brasil. Disponível em: https://theintercept.com/series/
mensagens-lava-jato/. Acesso em: 22/12/2019.
JENKINS, T. 2016. The CIA in Hollywood: How the Agency Shapes
Film and Television. Austin, University of Texas Press.
KERCHE, F. 2018. Ministério Público, Lava Jato e Mãos Limpas: uma
abordagem institucional. Lua Nova, 105:255-286.
LIMA, V.A. 1996. Os mídia e o Cenário de Representação da Política.
Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 38:239-271.
MAZZOLENI, G. 1987. Media Logic and Party Logic in Campaign
Coverage. European Journal of Communication, 2(1):81-103.
MAZZOLENI, G.; SCHULZ, W. 1999. Mediatization of Politics: A Challenge for Democracy? Political Communication, 16(3):47-261.
MEIMARIDIS, M.; MAZUR, D.; RIOS, D. 2020. A empreitada global
da Netflix: uma análise das estratégias da empresa em mercados
periféricos. Revista GEMInIS, 11(1):4-30.
MEYER, E.P.N. 2018. Judges and Courts Destabilizing Constitutionalism: The Brazilian Judiciary Branch’s Political and Authoritarian Character. German Law Journal, 19(4):727-768.
NETTO, V. 2016. Lava Jato – O juiz Sergio Moro e os bastidores da
operação que abalou o Brasil. Rio de Janeiro, Primeira Pessoa.
NOGUEIRA, I. 2018. ‘Netflix Não Está Sabendo Onde Se Meteu’,
diz Dilma sobre o Mecanismo. Folha de S. Paulo. Disponível
Acesso em: 20/07/2020.
O GLOBO. 2008. ‘Tropa de Elite’ é fascista, declara crítico da
‘Variety’. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/tropa-de-elite-fascista-declara-critico-da-variety-3633025.
Acesso em: 20/07/2020.
PORTO, M.P. 1998. Television and Politics in the 1994 Brazilian Presidential Election. The Communication Review, 2(4):433-459.
ROBB, D.L. 2004. Operation Hollywood: How the Pentagon Shapes
and Censors the Movies. Buffalo, Prometheus Books.
RIBEIRO, F. 2018. O Mecanismo: José Padilha comenta críticas.
Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/
cinema/adorocinema/o-mecanismo-jose-padilha-comenta-criticas-sobre-colocar-lula-falando-frase-de-romero-juca,5d89ce-
a5e838fd0fa26c2a34f15c9dc54trjcnz.html. Acesso em:
/07/2020.
ROBB, D.L. 2004. Operation Hollywood: How the Pentagon Shapes
and Censors the Movies. New York, Prometheus Books.
ROTTEN TOMATOES. 2018. The Mechanism: Season 1 (2018).
Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/tv/the_
mechanism/s01. Acesso em: 20/07/2020.
RUBIM, A.A.C. 2002. Eleições e (Idade) Mídia. In: C. BARROS
FILHO (org.), Comunicação na Polis. Petrópolis, Vozes, p. 40-59.
SHALDERS, A. 2018. O que é verdade e o que é invenção em ‘O
Mecanismo’, a série da Netflix sobre a Lava Jato. BBC News
Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43550506. Acesso em: 20/07/2020.
SCHLESINGER, P.; TUMBER, H.; MURDOCK, G. 1991. The Media
Politics of Crime and Criminal Justice. British Journal of Sociology, 42(3):397-420.
THOMAS, R. 2018. Bingeworthy: Netflix’s ‘The Mechanism’ Exposes
Corruption in Brazilian Government. Madison. Disponível em:
Acesso em: 20/07/2020.
TUCHMAN, G. 1978. Making News: A Study in the Construction of
Reality. New York, Free Press.
TUROW, J. 2010. Playing Doctor. New York, Oxford University
Press.
VAN ZOONEN, L. 2005. Entertaining the Citizen: When Politics and
Popular Culture Converge. Lanham, Maryland, Rowman & Littlefield.
WEBER, M.H. 1990. Pedagogias de despolitização e desqualificação
da política brasileira (as telenovelas da Globo nas eleições de
. Comunicação & Política, 1:67-84.
YEOMAN, K. 2018. Netflix’s The Mechanism Premiere Review:
A Spiritual Successor to Narcos. Screenrant. Disponível em:
https://screenrant.com/netflix-mechanism-premiere-reviewjose-padilha/. Acesso em: 20/07/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).