Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco
Palavras-chave:
comunicação organizacional, narrativas organizacionais, Samarco.Resumo
Tecnologias da informação e comunicação têm motivado organizações a adotar narrativas como estratégias de construção de imagem. Este estudo sugere uma reflexão sobre as narrativas utilizadas pela empresa Samarco depois do desastre ambiental em Mariana (MG). Vídeos com depoimentos de funcionários, da comunidade e de vítimas da tragédia foram produzidos e veiculados na internet pela organização. A análise de discurso desse material revela a apropriação da fala do empregado pela empresa. Também são discutidas a eficácia da adoção da ideia de sustentabilidade nos discursos organizacionais e a incorporação de elementos da comunicação face a face na produção dos vídeos. Conclui-se que a Samarco compartilha a defesa de sua reputação, estabelecendo, no mínimo, um dilema ético.Downloads
Como Citar
ANA MARIA DANTAS DE MAIO, E. M. G. Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19180. Acesso em: 29 abr. 2025.
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