O Brasil nas telas: uma análise da cobertura jornalística em dois suportes
Palavras-chave:
jornalismo, jornalismo independente, cidadania, corrupção, Cracolândia.Resumo
Este artigo é uma continuidade de pesquisas sobre Gêneros Jornalísticos, desenvolvida em parceria entre o Grupo de Pesquisa Jornalismo Contemporâneo, Práticas para a Emancipação Social, do PPGCOM/CÁSPER LÍBERO, e o Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, do PPGCOM/UFG. A proposta abrange a reflexão sobre o interagendamento da mídia em relação às denúncias contra o presidente Temer e à cobertura envolvendo a retirada de usuários e traficantes de drogas – a Cracolândia – do centro da cidade de São Paulo. A pesquisa de abordagem qualitativa, com base em Análise de Conteúdo, teve como objetivo observar e comparar de que forma o Jornal Nacional e a Agência Pública, presentes em dois diferentes suportes, apresentam os atores sociais envolvidos nestes fatos. Verificou-se que, embora em diferentes formas de abordagem, os dois suportes trazem discurso hegemônico de ineficiência do Estado e incapacidade dos cidadãos comuns, reafirmando valores e o status quo da sociedade brasileira.Downloads
Como Citar
MARLI DOS SANTOS, A. C. R. P. T. O Brasil nas telas: uma análise da cobertura jornalística em dois suportes. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19178. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).