Pós-verdade e comunicação: a circulação simbólica como critério de verdade no mundo contemporâneo
Palabras clave:
pós-verdade e comunicação, verdade e comunicação, verdade e circulação simbólica.Resumen
Este texto pretende situar a noção de pós-verdade em face do debate sobre o especificamente comunicacional. O debate a respeito do assunto tem sido magnificado no mundo contemporâneo, a partir da eleição do conceito como “palavra do ano” pelo Dicionário Oxford, em 2016, mas também pela natureza específica dos conflitos simbólicos presentes nas redes sociais da internet. Nesse sentido, o artigo trabalha, inicialmente, as diferentes concepções da verdade, em perspectiva filosófica, perpassando desde a visada fundacionista até as apreensões pragmáticas, e, em seguida, busca efetuar uma análise consistente da noção, a partir da comunicação. Na sequência, empreende-se uma varredura nas diferentes definições de pós-verdade, a fim de concluir, por fim, por sua natureza especificamente comunicacional e as ampliações que esse enfoque proporciona, para uma compreensão mais consistente desse fenômeno.Descargas
Cómo citar
SIGNATES, L. Pós-verdade e comunicação: a circulação simbólica como critério de verdade no mundo contemporâneo. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 7, n. 13, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/19176. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).