As configurações da intolerância e do discurso de ódio na internet: uma análise da página Negros Contra o Movimento Negro

Autores

  • José Messias Universidade Federal Fluminense
  • Renata Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

discurso, ideologia, racismo

Resumo

A partir de entrevistas e análise do discurso de postagens da página Negros Contra o Movimento Negro (NCMC), da rede social Facebook, o presente artigo pretende relatar a propagação dos discursos racistas no meio virtual. Por meio de discussões sobre raça e negritude, em Moore (2012), Mbembe (2003, 2017), Sousa (1990)1990), entre outros, demonstra-se a extensão do processo de racialização que coopta até os sujeitos mais afetados por ela. Esta é uma constatação já presente em Fanon (2008) em sua crítica a respeito da alienação do negro de sua condição racializada. As categorias presentes no conceito de ideologia de Thompson (1999) servem de base para uma investigação das manifestações discursivas da intolerância. Dentre as principais considerações, observa-se a atualização das práticas racistas na Internet por meio de uma retórica de negação do racismo alicerçado no mito da democracia racial e do uso do humor como legitimador de discursos intolerantes.

Biografia do Autor

José Messias, Universidade Federal Fluminense

Bolsista Capes/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Renata Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. Pesquisadora do Laboratório de Mídias Digitais (LMD-PPGCom/Uerj), com bolsa Proatec e do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ)

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

MESSIAS, J.; NASCIMENTO, R. As configurações da intolerância e do discurso de ódio na internet: uma análise da página Negros Contra o Movimento Negro. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 8, n. 15, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18678. Acesso em: 22 mar. 2023.