Gesto Arma: operações imaginantes na emergência de existências em redes tecnopolíticas
Palavras-chave:
fotografia, operação imaginante, gesto, arma, tecnopolíticaResumo
Este artigo busca debater como existências se mostram e se intensificam por meio de imagens em redes sociais e como essa emergência amplia ou restringe a compreensão e a coexistência das mesmas. Apresentaremos os conceitos de modos e maneiras de existência em David Lapoujade e de operações imaginantes de Marie-José Mondzain, a fim de compreender a dinâmica comunicacional das imagens circuladas durante as eleições brasileiras de 2018 e suas reverberações mais recentes, diante da formatação de um cenário marcado pela polarização política. Sendo as existências ligadas aos gestos, propomos para essa discussão explorar uma rede de imagens, em particular através de fotografias, que se forma a partir do gesto da arma feito com as mãos, compreendendo-o como um aglutinador de desejos, repulsas e crenças por uma sociedade iminente, mas já presente. Apresentaremos a prancha visual “Gesto Arma” e um relato desse processo.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. Artefilosofia: Revista do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura. Ouro Preto. nº 04, p.09-14, jan. 2008.
BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.
LAPOUJADE, David. As Existências Mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
GALLEGO, Esther Solano (org). O ódio como política: a reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.
LATOUR, Bruno. Changer de société, refaire de la sociologie. Paris: Éditions La Découverte, 2007.
MACIEL, Jane Cleide de Sousa. Imago Mundi e a Fotografia em Rede: Tramas Tecnopolíticas do Atlas #ProtestosBR. Orientadora: Fernanda Bruno. Rio de Janeiro, 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015a.
__________. L’image peut-elle tuer ? Montrouge : Bayard Éditions, 2015b.
__________. Imagem, sujeito, poder: entrevista com Marie-José Mondzain. Outra Travessia, 2016. Entrevista concedida a Michaela Fiserova.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madri: Akal, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).