O desenho metodológico da circulação do acontecimento o “voto de Jair Bolsonaro”
Palabras clave:
acontecimento, circulação de sentidos, desenho metodológico, discurso.Resumen
Neste artigo, apresentamos o processo tentativo de construção do desenho metodológico na investigação da circulação do acontecimento o “voto de Jair Bolsonaro”. Descrevemos as proposições metodológicas da pesquisa. Relatamos o percurso metodológico constituído pela seleção dos observáveis e pela construção do corpus. Expomos os dois movimentos analíticos realizados: a individualização
do acontecimento e a análise discursiva. Por fim, trazemos apontamentos e refletimos sobre o desenho metodológico de pesquisas acerca da circulação de sentidos em ambientes digitais na sociedade em midiatização.
Citas
BOLSONARO, J. M. 2016. Sessão deliberativa. Câmara dos Deputados do Brasil. Brasília, 17 abr. Transcrição da autora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V-u2jD7W3yU&t=14417s. Acesso em: 13/03/2018.
BRAGA, J. L. 2011. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista E-Compós, Brasília, v. 14, n. 1.
______. 2012. Circuitos versus Campos Sociais. In: M. Â. MATTOS; J. JANOTTI JR.; N. JACKS (org.). Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012.
FAUSTO NETO, A. 2008. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Matrizes, São Paulo, ECA/USP, ano 1, n. 2, p. 89-105.
FOUCAULT, M. 1999. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
______. 2005. Aula de 17 de março de 1976. In: Em defesa da sociedade: curso do Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, p. 285-315.
FRANÇA, V. R. V.; LOPES, S. C. 2016. Análise do acontecimento: possibilidades metodológicas. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, XXV. Anais... Goiânia/GO, 2016.
FRIGO, Diosana. 2018. Circulação de sentidos e a memória da ditadura civil-militar no acontecimento o “voto de Jair Bolsonaro” no impeachment de Dilma Rousseff. 2018. Santa Maria, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 140f.
ORLANDI, E. P. 2009. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes.
QUÉRÉ, L. 2005. Entre o facto e sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, n. 6, p. 59-75.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).