Produção amadora e midiatização

mediação e alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/qt.2022.1020.02

Palavras-chave:

produção amadora, mediação, alteridade

Resumo

A produção amadora de conteúdos com vista à inserção no panorama informacional tem levantado questões que dizem respeito à democracia comunicacional e à alteridade: ao mesmo tempo que permitem a publicização de temáticas, culturas e visões de mundo ao universo midiático, também suscitam uma disputa na produção de sentidos que pode se materializar num enfrentamento mais ou menos hostil. O papel de mediação historicamente delegado ao campo jornalístico, típico da sociedade dos meios, é colocado em xeque diante da incapacidade deste de processar as heterogeneidades sociais emergentes. Neste artigo buscamos articular a discussão da passagem para a sociedade em midiatização com o relativismo moral e o problema do estreitamento discursivo a partir da formação de circuitos alternativos de circulação de conteúdos – que apontam para fenômenos como o da pós-verdade e da proliferação de notícias falsas.

Biografia do Autor

Tiago Segabinazzi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Jornalista. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos na linha de pesquisa Cultura, cidadania e tecnologias da comunicação.

Micael Behs, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Professor dos cursos de comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Doutor em Ciências da Comunicação.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

SEGABINAZZI, T.; BEHS, M. Produção amadora e midiatização: mediação e alteridade. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 10, n. 20, 2022. DOI: 10.4013/qt.2022.1020.02. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18639. Acesso em: 6 jun. 2023.