A propaganda do ticket conservador-liberal – uma análise do potencial ideológico do discurso do ativismo de direita

Autores

  • Roldão Pires Carvalho Universidade de Sorocaba
  • Mara Rovida Martini Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

ticket conservador-liberal, ideologia, relações de dominação

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “História, comunicação e ideologia – a propaganda do ticket conservador-liberal”. O objeto de estudo é a série “Brasil – A Última Cruzada”, produzida pela empresa Brasil Paralelo. O objetivo deste artigo é apresentar parte do resultado obtido na investigação que expõe o conteúdo ideológico e propagandístico do material analisado. O conceito de ticket presente na reflexão é tomado de Adorno e Horkheimer e o de ideologia é organizado a partir de John B. Thompson; para analisar o discurso utilizamos o conceito de modo de organização do discurso de Patrick Charaudeau. Concluímos que a pretensa série pode ser considerada propaganda com potencial ideológico, cuja mensagem está sendo consumida e aceita por boa parcela da população brasileira.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

CARVALHO, R. P.; MARTINI, M. R. A propaganda do ticket conservador-liberal – uma análise do potencial ideológico do discurso do ativismo de direita. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 8, n. 15, 2020. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18634. Acesso em: 20 maio. 2025.