A política da escrita e a performatividade da palavra do homem ordinário no método da igualdade de Jacques Rancière
Palavras-chave:
método da igualdade, poética do conhecimento, Foucault, Rancière, literariedadeResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o método da igualdade de Rancière e sobre como ele configura uma operação dissensual que desloca os objetos, temas e discursos de seu lugar habitual nos quadros interpretativos cotidianos e convencionais, para reintroduzi-los no campo das invenções de diferentes formas de linguagem, manifestações e argumentos. A inspiração que Rancière encontrou na obra de Foucault nos ajuda, em primeiro lugar, a compreender o papel da narrativa ficcional e da fabulação na escrita do homem ordinário e os aspectos subversivos e políticos de sua literariedade. Ressaltamos que o método da igualdade nos questiona sobre a construção de novas formas de escrita acadêmica que abrem espaço para outras teorizações e racionalidades, além de buscarem redefinir o status de outros textos considerados “não acadêmicos” na produção de uma poética do conhecimento.Downloads
Como Citar
JEAN-LUC MORICEAU, Ângela C. S. M. A. K. de C. O. A política da escrita e a performatividade da palavra do homem ordinário no método da igualdade de Jacques Rancière. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 12, 2019. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18082. Acesso em: 27 maio. 2023.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).