Interagindo com Foucault – Os arranjos disposicionais e a comunicação
Palavras-chave:
Michel Foucault, dispositivos interacionais, arranjos disposicionais, heurísticaResumo
O artigo argumenta, em quatro passos, que a “filosofia do dispositivo” de Foucault pede ajustes e derivações para ser acionada como heurística na pesquisa em comunicação. O texto expõe a construção conceitual de “dispositivo” feita por Foucault em entrevista à revista Ornicar. Mostra o contexto constituído pelos usos da expressão nas duas últimas décadas do século XX – nas práticas sociais e na variedade de perspectivas debatidas na revista Hermès, em 1999. A proposta foucaultiana, assim como algumas interpretações desta, são tensionadas, em uma perspectiva voltada para o uso heurístico e não limitada aos problemas investigados pelo autor. Finalmente, são propostas derivações requeridas por questões comunicacionais.Downloads
Como Citar
LUIZ BRAGA, J. Interagindo com Foucault – Os arranjos disposicionais e a comunicação. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 12, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18081. Acesso em: 5 maio. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).