Circulação em rede: a complexa comutabilidade dos polos de produção e recepção no fluxo comunicacional digital
Palavras-chave:
circulação, redes comunicacionais, midiatização digital, Facebook, TwitterResumo
Este artigo articula uma reflexão teórico-metodológica sobre a complexidade da circulação em um contexto de midiatização digital, em que ocorre a emergência de novos interagentes comunicacionais em conexão. Primeiramente, revisam-se criticamente algumas linhas de análise presentes em estudos sobre circulação. Em seguida, problematiza-se a organização da circulação do socius em plataformas sociodigitais como Facebook e Twitter, propondo uma articulação teórico-metodológica para a observação e descrição dos processos de circulação no ambiente digital, a partir da emergência das chamadas redes comunicacionais e dos circuitos que as mobilizam. A partir disso, reflete-se sobre a comutabilidade produção-recepção nos processos de circulação em rede, considerando-se que tais polos só existem reciprocamente, constituindo-se mutuamente mediante a dinâmica da circulação. Por fim, à guisa de conclusão, afirma-se que, em redes comunicacionais, os polos de produção e de recepção não desaparecem, mas não é mais possível fixá-los em um sujeito social específico. Nessa diversidade de interagentes em rede, a circulação do socius leva à sua própria reconstrução social.Downloads
Como Citar
SBARDELOTTO, M. Circulação em rede: a complexa comutabilidade dos polos de produção e recepção no fluxo comunicacional digital. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 11, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/17213. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).