Transmídia, propagabilidade, engajamento. Reflexões sobre visibilidade e legitimação do jornalismo em ambiências digitais
Palavras-chave:
visibilidade, legitimação, jornalismo transmídiaResumo
Este artigo, de caráter teórico-exploratório, tem como objetivo discutir a visibilidade e a legitimação do jornalismo em ambiências digitais no âmbito da produção jornalística transmídia, a partir da reflexão acerca da propagabilidade e do engajamento (Ford, Green e Jenkins, 2014) enquanto características potencializadoras desses processos. Tem-se o processo de midiatização como base conceitual, relacionado com a perspectiva teórica dos meios como ambiências, envoltórios culturais. Entendem-se as modificações nos processos produtivos jornalísticos como decorrentes da midiatização.Downloads
Como Citar
VIVIAN DE CARVALHO BELOCHIO, E. M. da R. B. C. T. W. D. Transmídia, propagabilidade, engajamento. Reflexões sobre visibilidade e legitimação do jornalismo em ambiências digitais. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 11, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/17212. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).