Refugiados mirins sírios e o acontecimento midiatizado pela emoção: uma hipótese de ápice midiático
Palavras-chave:
midiatização, acontecimento, refugiados síriosResumo
O artigo proposto tem como objetivo testar e aprimorar a hipótese de ápice midiático, objeto de tese de doutorado que problematiza a circulação e os circuitos formados pela tematização midiática sobre os refugiados sírios, por meio de acoplamentos estruturais e irritações (Luhmann, 2005) nos sistemas dos macro e microacontecimentos (Santos, 2005). O construto metodológico busca o delineamento do observável empírico, por meio da iconização (Ferreira, 2010) dos episódios dos meninos Aylan Kurdi e Omran Daqneesh, no intuito de aclarar o pensamento em elaboração e a abrangência do mapeamento de materiais. A partir do tensionamento das teorias emergidas desse enfrentamento empírico, verificamos que o amplo nível de alcance comunicacional foi garantido pelas táticas patêmicas de exploração emocional (Charaudeau, 2007), através da dramatização com imagens de crianças vitimizadas.Downloads
Como Citar
ADRIANA DOMINGUES GARCIA, R. de O. P. Refugiados mirins sírios e o acontecimento midiatizado pela emoção: uma hipótese de ápice midiático. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 6, n. 11, 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/17211. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).