Comunicação ambiental: quem são os agentes sociais que enunciam sobre a Amazônia na TV?
Palavras-chave:
comunicação ambiental, indústria cultural, fontes da notícia, crítica aos meios de comunicação, Amazônia.Resumo
Objetivo deste artigo é investigar os agentes sociais que enunciam sobre questões ambientais no Globo Repórter, que pode ser considerado um dos popularizadores de imagens ambientais. A partir do conceito de indústria cultural (Adorno), adotamos a proposição de que os meios de comunicação de massa podem ser considerados enunciadores hegemônicos globais. Eles têm o poder de influenciar comportamentos e opiniões sobre os mais variados temas. Um dos temas mais recorrentes é a Amazônia, que, neste artigo, é investigado utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Nossa inferência é de que a indústria cultural não se realiza apenas na esfera da recepção, mas, principalmente, na esfera da produção, quando nega uma pluralidade de vozes na disseminação de conteúdo ambiental propagado por aquele meio de comunicação, acarretando a transmissão de informações parciais sobre a realidade da Amazônia. Essa inferência nos permite realizar uma crítica aos meios de comunicação de massa no que tange à informação que veiculam.Downloads
Como Citar
HELIO CÉSAR HINTZE, J. de O. V. Comunicação ambiental: quem são os agentes sociais que enunciam sobre a Amazônia na TV?. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14078. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).