Sociedade, literatura e contingência
Palabras clave:
Richard Rorty, verdade, realidade, cultura literária.Resumen
Segundo Richard Rorty, há um declínio das filosofias tradicionais na tentativa de oferecer algum caminho seguro para tentar dizer a verdade sobre a realidade, cedendo lugar à ideia de cultura literária como redentora da humanidade. Para este filósofo há uma proposta que é a de perceber que, nos últimos 200 anos, a literatura teve mais poder para sensibilizar a humanidade diante de suas crises, mais força do que pensamentos filosóficos “densos”. Desta maneira, a problemática do artigo leva a se abrir à discussão para a perspectiva da sensibilidade, à multiplicidade do universo da sensibilidade, das relações, relacionando-se também com o universo cultural. Como resultado, percebe-se que são as nossas diversas e múltiplas linguagens que dão sustentação ao mundo. Por isso, como conclusão, há a necessidade de chamar a atenção para a cultura literária, que, por sua vez, tem condições de oferecer muitas alternativas que ampliam nossa concepção de mundo, apresentando uma variedade de ideias e concepções.Descargas
Cómo citar
MATÊUS RAMOS CARDOSO, J. F. dos S. Sociedade, literatura e contingência. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 4, n. 8, 2016. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/14074. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Temas Livres
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).