Midiatização das práticas “psi”: a transformação da consulta nos dispositivos interacionais midiatizados
Palavras-chave:
consulta transformada, dispositivos interacionais midiatizados, midiatização.Resumo
O artigo discute as afetações da midiatização nos dispositivos interacionais e suas repercussões nos saberes e nas práticas sociais contemporâneas, mais especificamente aqueles que envolvem questões em torno da Psicologia, da Psiquiatria e da Psicanálise. Esses saberes adentram os dispositivos midiatizados, produzindo com eles agenciamentos e, assim, passam por transformações que repercutem sobre a episteme da consulta, levando-nos a falarem consulta transformada. Para compreender a transformação, realizamos um estudo de casos múltiplos, a saber: a coluna “Vida Íntima”, do jornal O Globo, o site Ajudaemocional.com e a participação da psicóloga Anahy D’amico no programa “Casos de Família”.Downloads
Como Citar
PONTES XAVIER, M. Midiatização das práticas “psi”: a transformação da consulta nos dispositivos interacionais midiatizados. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11314. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).