A hipótese da Comunicação também como ciência da vida
Palavras-chave:
Comunicação, epistemologia, Biossemiótica.Resumo
Ao propiciar uma visão mais ampla da Comunicação, a Semiótica e o Pragmaticismo de Peirce permitem a expansão e o diálogo desse campo para outras esferas do conhecimento ,entre elas as ciências da vida, por meio da Biossemiótica. Essa abertura epistemológica se deve à filiação dessa vertente teórica ao Realismo Escolástico que defende que a base sígnicados processos comunicacionais é universalmente compartilhada. Assim, processos sígnicos de variados ecossistemas podem ser compreendidos considerando-se: a existência de uma lógica mais ampla que a cognição humana; o pensamento e a representação sígnica como algo de caráter geral; e a ampliação da Comunicação pela perspectiva da Biossemiótica.Downloads
Como Citar
PAOLIELLO PIMENTA, F. J. A hipótese da Comunicação também como ciência da vida. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/11313. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Temas Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).