Estratégias de determinação de preço no setor moveleiro de Santa Maria (RS)

Autores

  • Felipe Spiazzi do Nascimento Centro Universitário Franciscano
  • Herton Castiglioni Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/4292

Resumo

Diante da importância da aferição correta dos preços dos produtos, seja para as firmas e seus dirigentes, seja para os teóricos que trabalham com o assunto, esta pesquisa objetiva estudar as estratégias de determinação de preço nas empresas moveleiras da cidade de Santa Maria (RS). O estudo pretende realizar uma análise crítica das teorias econômicas que falam sobre a determinação de preços, enfocando a controvérsia existente entre o campo teórico e o prático. Para atingir os objetivos propostos, foram enviados questionários a empresários das fábricas de móveis localizadas na cidade. Os resultados mostraram que os empresários do setor determinam os preços dos seus produtos com base nos custos de fabricação. Assim, observam os custos de fabricação e adicionam uma margem (Mark-up), compondo, dessa forma, o preço de venda. Constatou-se a aplicabilidade da teoria do custo total apresentada por Hall e Hitch (1986 [1939]), já que os empresários não procuram determinar os preços de acordo com a igualdade entre receita e custo marginal, como postulavam os neoclássicos, mas observam os custos produtivos e, apartir deles, determinam os preços dos produtos.

Palavras-chave: estratégias, preços, custos, indústria moveleira.

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Publicado

2021-06-16

Edição

Seção

Artigos