Teoria dos contratos e teoria da implementação: análise comparativa
Abstract
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a Teoria da Implementação e a Teoria dos Contratos. No âmbito da teoria dos contratos, a ausência de informação perfeita nos ambientes econômicos leva a uma série de ineficiências. Do ponto de vista privado, o agente pode ter ganhos financeiros se conseguir sinalizar que é de um tipo capaz de exercer um esforço maior, enquanto do ponto de vista social, um indivíduo poderá demostrar que possui certo ordenamento de preferência (que não necessariamente é o seu verdadeiro). No contexto da teoria dos contratos, o indivíduo visa obter o máximo de utilidade possível, expondo ou não a verdade sobre si. Com isso, o dono da firma ou o planejador social precisa conseguir criar mecanismos para incentivar a informação verdadeira, de forma a atrair apenas os indivíduos adequados, para assim obter a alocação (ou seja, minimizando a perda de eficiência) mais próxima daquela da obtida no caso em que os agentes possuem informação completa e perfeita. Sendo assim, há uma intersecção destas áreas, na teoria dos contratos geralmente com o setor privado fazendo o papel que na teoria da implementação é do planejador.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Perspectiva Econômica the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.