Análise da eficiência relativa de terminais de contêineres brasileiros e implicações para expansão da capacidade do setor

Authors

  • Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Universidade de Brasília (UnB).
  • Paulo César Coutinho Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Universidade de Brasília (UnB).
  • Alexandre Xavier Ywata de Carvalho Diretoria de Políticas Regionais e Urbanas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
  • André Luis Rossi de Oliveira Woodbury School of Business. Utah Valley University.

DOI:

https://doi.org/10.4013/pe.v15i2.19026

Abstract

O setor portuário é de fundamental importância para a economia, sobretudo em períodos de crescimento de fluxos de comércio exterior. A expansão da capacidade o setor portuário é custosa, seja na seleção de áreas adequadas, seja na construção da infraestrutura e oferta de equipamentos. Este trabalho aborda a questão da capacidade à luz do uso eficiente dos recursos. Com efeito, a partir da identificação o nível e ineficiência dos terminais brasileiros de contêineres, o estudo quantifica o acréscimo de capacidade útil possível pela simples utilização eficiente da estrutura atual. Nesse contexto, emprega a análise envoltória de dados para calcular o nível de eficiência de terminais portuários brasileiros de contêineres. O estudo inova ao empregar variáveis contábil-financeiras para estimar a fronteira de custo eficiência do setor, evidenciando maior nível de produto possível para dado custo. Como resultado, identificou-se eficiência média de 56%, para terminais privativos, e 82%, para terminais públicos. Por fim, estimou-se que o setor portuário nacional pode aumentar sua capacidade em 2-4,5 milhões de TEUs/ano apenas com ganhos de eficiência operacional.

Author Biographies

Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Universidade de Brasília (UnB).

Professor Associado da Universidade de Brasíia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Centro de Estudos em Regulação de Mercados. PhD em Economia, University of Illinois.

 

Paulo César Coutinho, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE). Universidade de Brasília (UnB).

Professor Titular da Universidade de Brasíia, Centro de Estudos em Regulação de Mercados. PhD em Economia, University of Pennsylvania.

Alexandre Xavier Ywata de Carvalho, Diretoria de Políticas Regionais e Urbanas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Técnico em Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Professor colaborador do Centro de Estudos em Regulação de Mercados da Universidade de Brasília. PhD. em Estatística pela Northwestern University.

André Luis Rossi de Oliveira, Woodbury School of Business. Utah Valley University.

Associate Professor of Economics in the Woodbury School of Business of the Utah Valley University. PhD em Economia, University of Illinois.

Published

2020-11-10

Issue

Section

Articles