A teoria da renda da terra ricardiana: um marco unificador entre as economias da poluição e dos recursos naturais
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar o caráter unificador que a teoria da renda da terra de Ricardo possa ter para com a economia do meio ambiente. A metodologia é exploratória, do tipo qualitativo-descritivo e abrange a história do pensamento econômico, bem como os referenciais teóricos da economia do meio ambiente. Ao longo do estudo, ficou demonstrado que Ricardo foi o primeiro economista da poluição e da economia dos recursos naturais. Acrescentou-se também, o caráter explicativo da concepção teórica da renda da terra para com os problemas ambientais, bem como a sua proposta de solução, isto é, o uso de um preço para corrigir as degradações ambientais. Neste sentido, pode-se afirmar que esta abordagem torna-se relevante para a construção de políticas públicas voltadas para o meio ambiente.
Palavras-chave: renda econômica, escassez dos recursos naturais, meio ambiente e história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Perspectiva Econômica o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Perspectiva Econômica acima explicitadas.