O personagem “Indiana Collor” e suas aventuras midiáticas

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DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.04

Resumo

Ao vencer as eleições de 1989, Fernando Collor de Mello se deparou com um intervalo de cerca de três meses entre o resultado das urnas e o início de seu governo. Saudado como uma renovação política no jogo eleitoral, sua figura foi amplamente acompanhada pela imprensa no período em questão. É nas páginas do Jornal do Brasil que surge à época o apelido “Indiana Collor”, cunhado a partir do personagem cinematográfico Indiana Jones. Este trabalho pretende fazer uma análise histórica do apelido, contextualizando-o nas seguintes frentes de reflexão: a do candidato midiático, incorpo- rando características situadas entre o moderno e o pós-moderno; e a da própria formação do apelido. A hipótese é a de que “Indiana Collor” seria mais do que um apelido, mas um verdadeiro personagem, e que este poderia habilitar relações muito mais complexas do que as elaboradas pela imprensa. As fontes utilizadas são as matérias nos jornais da época, sobretudo o Jornal do Brasil, veículo que inventou “Indiana Collor” e o incorporou à cobertura do período anterior à posse de Collor de Mello.

Biografia do Autor

Leonardo Esteves, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO). Av. Fernando Correia da Costa, 2367, 78060-900, Cuiabá/ MT, Brasil

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Publicado

2024-11-12

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Artigos