O palhaço e o capeta: a construção identitária de dentistas e crianças-pacientes elaborada pela Revista de La Federación Odontológica Colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.02

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Revista de La Federación Odontológica Colombiana, mais precisamente um artigo publicado em 1956 sobre a relação entre odontopediatras e crianças-pacientes. A partir de um conjunto de dez ilustrações elaborado pela Revista, analiso como as crianças, no gabinete dentário, elaboraram identidades para os dentistas e como estes representaram os diversos tipos de crianças-pacientes. Em termos metodológicos, o artigo estabeleceu um diálogo com os conceitos de representação, identidade e diferença e com teóricos como Michel Foucault e Roger Chartier. Portanto, ao colocar em circulação as diferentes representações dos odontopediatras e das crianças no gabinete dentário, a Revista operou com uma teia de relações que envolveu os profissionais e seus pacientes, os pacientes e sua família, bem como os códigos culturais que circulavam socialmente na Colômbia na década de 50 do século XX.

Biografia do Autor

Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande. Avenida Aprígio Veloso, 802, Bodocongó, Campina Grande-PB. Uni-dade Acadêmica de História e Programa de Pós-Graduação em História. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-doutor em História das Ciências e da Saúde pela FIOCRUZ-RJ. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Edição

Seção

Artigos