Todo sobre el asado: a cultura da carne na identidade nacional argentina
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.01Resumo
A intenção deste artigo é analisar o documentário Todo sobre el asado, dos diretores argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat, de 2016, que trata do tema da tradição do churrasco (asado) argentino. Essa tradição, sedimentada ao longo dos séculos XIX e XX, é colocada em xeque no documentário que procura desnaturalizar os hábitos alimentares vinculados a um suposto caráter nacional. Em termos metodológicos, serão evidenciadas algumas possibilidades para pensar produtos culturais de streaming como fonte histórica, especialmente nos aspectos referentes à sua lógica de produção e circulação. Também serão demonstrados aspectos do percurso histórico que transformou a carne de gado em símbolo da identidade nacional argentina, questão expressa, por exemplo, no conto El matambre, de Esteban Echeverría. Por fim, será analisado como Todo sobre el asado pode, a um só tempo, ser um documento de identidade regional e um jogo autoconsciente da política alimentar globalizada e a importância política deste debate na contemporaneidade a partir da leitura de algumas sequências do documentário que tratam das subjetividades relacionadas a essa construção identitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.