História e documento: fato ou fábula?
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2022.261.08Resumo
Este artigo propõe repensar o uso e a interpretação da fotografia enquanto
documento histórico. Considerando que a fotografia vai além do registro, promovendo
a possibilidade de construção de outra narrativa do evento histórico, o artigo estuda o
uso tradicional da fotografia como documento histórico fiel aos fatos. Para o desenvolvimento dessa análise, o conceito de acontecimento mostrou-se eficaz ao ponderar que
a fotografia pode ser, ao mesmo tempo, uma forma de registro e, como consequência,
documento histórico, mas é necessário considerar que, ao registrar, o olhar fotográfico
intervém sobre a narrativa do fato e propõe à Teoria da História a possibilidade de
considerar outra interpretação. Nesse sentido, proporciona à História enquanto área de
investigação a revisão de sua contribuição científica. O objetivo dessa investigação encontra apoio nas reflexões de vários autores, como: Carlo Ginzburg com seu conceito de
rastro, François Dosse com o conceito de acontecimento, assim como Walter Benjamin
no debate sobre o conceito de história, além de Lucrécia Ferrara e Tatiana Pontes na
análise da linguagem fotográfica como possibilidade de comunicar a realidade. Como
exemplo desse desempenho da fotografia, utilizou-se a documentação conservada em
acervos de imagens relativos à Revolta de 1924, ocorrida em São Paulo.
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