Mulheres e Engenharias no sul do Brasil: gênero, história e ciência

Authors

  • Luciana Rosar Fornazari Klanovicz Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2022.261.11

Abstract

Este artigo tem o objetivo de discutir a presença feminina em cursos de
Engenharia no Brasil contemporâneo. Para isso, adota uma perspectiva que articula
historiograficamente os estudos de gênero, ciência e tecnologia, tendo como base uma
leitura regional sobre a entrada e permanência de mulheres a partir de duas universidades
públicas do sul do Brasil, na década de 2000. Os dados, aproximados à historiografia que
tem discutido gênero e ciência, mostram que a assimetria de gênero, que é historicamente
constituída, ainda incide de maneira desigual sobre o acesso e permanência de mulheres
em diversas áreas das engenharias.

Author Biography

Luciana Rosar Fornazari Klanovicz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná.

Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC) e do Departamento de História da Unicentro. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (Cieg) na mesma instituição.

Published

2022-04-02