Biografia coletiva e carreira acadêmica: uma entrevista com Flavio Heinz

Authors

  • Luis F. S. Sandes FAUUSP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2021.252.13

Abstract

Flavio Heinz é historiador com larga experiência em universidades brasileiras e estrangeiras, além de ter dirigido uma associação profissional. Atualmente é professor titular do Departamento de História e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nesta entrevista, fala da sua trajetória acadêmica – desde a sua formação inicial no Brasil até o seu doutoramento na França –, da sua atuação como professor universitário e também do exercício da direção de uma agremiação de historiadores, a Associação Nacional de História (ANPUH). Também fala sobre métodos
de pesquisa, em especial sobre a biografia coletiva do historiador francês Christophe Charle, que tem crescido no Brasil e da qual é um dos introdutores no país. Comenta seu contato próximo em Paris com Charle, uma referência desse método. Explica os seus projetos em andamento.

Author Biography

Luis F. S. Sandes, FAUUSP.

Doutorando pela FAUUSP, estuda arte contemporânea brasileira. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pesquisa que se valeu da biografia coletiva para estudar artistas e poetas do concretismo paulista.

Published

2021-07-09

Issue

Section

Interviews