O personagem “Indiana Collor” e suas aventuras midiáticas
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.04Resumo
Ao vencer as eleições de 1989, Fernando Collor de Mello se deparou com um intervalo de cerca de três meses entre o resultado das urnas e o início de seu governo. Saudado como uma renovação política no jogo eleitoral, sua figura foi amplamente acompanhada pela imprensa no período em questão. É nas páginas do Jornal do Brasil que surge à época o apelido “Indiana Collor”, cunhado a partir do personagem cinematográfico Indiana Jones. Este trabalho pretende fazer uma análise histórica do apelido, contextualizando-o nas seguintes frentes de reflexão: a do candidato midiático, incorpo- rando características situadas entre o moderno e o pós-moderno; e a da própria formação do apelido. A hipótese é a de que “Indiana Collor” seria mais do que um apelido, mas um verdadeiro personagem, e que este poderia habilitar relações muito mais complexas do que as elaboradas pela imprensa. As fontes utilizadas são as matérias nos jornais da época, sobretudo o Jornal do Brasil, veículo que inventou “Indiana Collor” e o incorporou à cobertura do período anterior à posse de Collor de Mello.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.