O palhaço e o capeta: a construção identitária de dentistas e crianças-pacientes elaborada pela Revista de La Federación Odontológica Colombiana
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2024.281.02Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a Revista de La Federación Odontológica Colombiana, mais precisamente um artigo publicado em 1956 sobre a relação entre odontopediatras e crianças-pacientes. A partir de um conjunto de dez ilustrações elaborado pela Revista, analiso como as crianças, no gabinete dentário, elaboraram identidades para os dentistas e como estes representaram os diversos tipos de crianças-pacientes. Em termos metodológicos, o artigo estabeleceu um diálogo com os conceitos de representação, identidade e diferença e com teóricos como Michel Foucault e Roger Chartier. Portanto, ao colocar em circulação as diferentes representações dos odontopediatras e das crianças no gabinete dentário, a Revista operou com uma teia de relações que envolveu os profissionais e seus pacientes, os pacientes e sua família, bem como os códigos culturais que circulavam socialmente na Colômbia na década de 50 do século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.