História e documento: fato ou fábula?

Autores

  • Maria Cecilia Conte Carboni UNIP - Universidade Paulista
  • Lucrécia D´Alessio Ferrara PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2022.261.08

Resumo

Este artigo propõe repensar o uso e a interpretação da fotografia enquanto
documento histórico. Considerando que a fotografia vai além do registro, promovendo
a possibilidade de construção de outra narrativa do evento histórico, o artigo estuda o
uso tradicional da fotografia como documento histórico fiel aos fatos. Para o desenvolvimento dessa análise, o conceito de acontecimento mostrou-se eficaz ao ponderar que
a fotografia pode ser, ao mesmo tempo, uma forma de registro e, como consequência,
documento histórico, mas é necessário considerar que, ao registrar, o olhar fotográfico
intervém sobre a narrativa do fato e propõe à Teoria da História a possibilidade de
considerar outra interpretação. Nesse sentido, proporciona à História enquanto área de
investigação a revisão de sua contribuição científica. O objetivo dessa investigação encontra apoio nas reflexões de vários autores, como: Carlo Ginzburg com seu conceito de
rastro, François Dosse com o conceito de acontecimento, assim como Walter Benjamin
no debate sobre o conceito de história, além de Lucrécia Ferrara e Tatiana Pontes na
análise da linguagem fotográfica como possibilidade de comunicar a realidade. Como
exemplo desse desempenho da fotografia, utilizou-se a documentação conservada em
acervos de imagens relativos à Revolta de 1924, ocorrida em São Paulo.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Conte Carboni, UNIP - Universidade Paulista

Maria Cecília Conte Carboni é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pelo programa de História Social da mesma universidade. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, realizou projetos documentais em linguagem audiovisual, cinema e fotografia; atuou como repórter e redatora em veículos de comunicação e é roteirista. É docente nos cursos de Jornalismo na FAM - Fculdades das Americas e no curso de Comunicação Digital na UNIP.

Lucrécia D´Alessio Ferrara, PUC-SP

Professora titular emérita da PUC-SP.Dedica-se às atividades da docência e pesquisa. Lidera o Grupo de pesquisa Espaço Comunicação e Cultura, credenciado junto à Universidade e ao CNPq

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Publicado

2022-04-02

Edição

Seção

Artigos