Presença de Glossopteris browniana Brongniart em níveis do topo do afloramento Quitéria (Formação Rio Bonito), Rio Grande do Sul, Brasil (Permiano Inferior)

Autores

  • Daiana Rockenbach Boardman
  • Graciela Pereira Tybusch
  • Roberto Iannuzzi
  • Tânia Lindner Dutra
  • Lorelai de Lima

Resumo

Novas amostras de restos vegetais coletados no topo do afloramento Quitéria, município de Pantano Grande, Rio Grande do Sul, permitiram a identificação pela primeira vez para estes níveis, de Glossopteris browniana, estendendo a distribuição estratigráfica deste táxon até a Subzona Botrychiopsis valida. Neste trabalho, G. browniana é sugerida como restrita aos níveis da Formação Rio Bonito, cuja idade foi recentemente estabelecida como correspondendo ao intervalo Sakmariano – Artinskiano precoce, e como um táxon guia para as fitozonas mais superiores desta unidade para o Rio Grande do Sul. A identificação desta espécie vem corroborar o detalhamento do arcabouço fitoestratigráfico local e ampliar o conhecimento sobre a tafoflora do afloramento Quitéria. A presença de folhas em conexão com o ramo permitiu avaliar seu polimorfismo, já mencionado por autores prévios. Estas distintas fisionomias apontam o padrão de venação como o principal caráter diagnóstico a ser considerado na identificação de G. browniana.

Palavras-chave: Glossopteris browniana, Permiano Inferior, afloramento Quitéria, Formação Rio Bonito, bacia do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artigos