Proposta de um guia inconográfico para anfíbios fósseis: uma ferramenta em sistemática filogenética
Resumo
É aqui proposta a construção de uma base de dados iconográfica unificada para anfíbios fósseis, bem como a organização e construção de um guia a ser disponibilizado em rede, com vistas a tornar mais ágil e rápida para os pesquisadores da área, a construção das matrizes de dados filogenéticos, tanto para táxons extintos, quanto atuais. Foram reunidas distintas informações, como local de ocorrência, unidade estratigráfica, instituições depositárias, material disponível, números de catálogo, fotos e desenhos esquemáticos e interpretativos. A base de dados enfoca especialmente os materiais relativos a anfíbios temnospôndilos, mas seu uso pode ser ampliado no futuro para qualquer outro grupo de vertebrados fósseis.
Palavras-chave: guia iconográfico, anfíbios temnospôndilos, sistemática filogenética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.