Tecamebas em sedimentos do rio Tramandaí e da lagoa do Passo, planície costeira norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
O rio Tramandaí e a lagoa do Passo estão inseridos no norte da Planície Costeira do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta área, coletou-se 26 amostras de sedimentos siliciclásticos, onde foram identificados 71 táxons com 5.793 espécimes de tecamebas. As espécies dominantes foram Pontigulasia compressa Carter, 1864, Difflugia oblonga f. tenuis Penard, 1890, Centropyxis platystoma (Pénard), 1890 e Cucurbitella dentata var. simplex. f. trilobata Gauthier-Lièvre e Thomas, 1960. As três primeiras espécies foram consideradas constantes, assim como Centropyxis aculeata (Ehrenberg) Pénard, 1902. Avalia-se aqui a composição das espécies existentes nos depósitos de fundo da área de estudo, visando ampliar o conhecimento sobre a distribuição geográfica e a biodiversidade destes organismos na planície costeira do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: amebas testáceas, rio Tramandaí, lagoa do Passo, planície costeira, Rio Grande do Sul, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.