Presença de Glossopteris browniana Brongniart em níveis do topo do afloramento Quitéria (Formação Rio Bonito), Rio Grande do Sul, Brasil (Permiano Inferior)
Resumo
Novas amostras de restos vegetais coletados no topo do afloramento Quitéria, município de Pantano Grande, Rio Grande do Sul, permitiram a identificação pela primeira vez para estes níveis, de Glossopteris browniana, estendendo a distribuição estratigráfica deste táxon até a Subzona Botrychiopsis valida. Neste trabalho, G. browniana é sugerida como restrita aos níveis da Formação Rio Bonito, cuja idade foi recentemente estabelecida como correspondendo ao intervalo Sakmariano – Artinskiano precoce, e como um táxon guia para as fitozonas mais superiores desta unidade para o Rio Grande do Sul. A identificação desta espécie vem corroborar o detalhamento do arcabouço fitoestratigráfico local e ampliar o conhecimento sobre a tafoflora do afloramento Quitéria. A presença de folhas em conexão com o ramo permitiu avaliar seu polimorfismo, já mencionado por autores prévios. Estas distintas fisionomias apontam o padrão de venação como o principal caráter diagnóstico a ser considerado na identificação de G. browniana.
Palavras-chave: Glossopteris browniana, Permiano Inferior, afloramento Quitéria, Formação Rio Bonito, bacia do Paraná, Brasil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Gæa – Journal of Geoscience o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da revista Gæa – Journal of Geoscience acima explicitadas.