A notícia contada, explicada e conversada: colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcast no Brasil

Autores

  • Felipe Moura de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Barbara Nickel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Janaína Kalsing Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.12

Resumo

De abrangência inicialmente limitada, os podcats jornalísticos têm sua popularidade impulsionada no Brasil a partir de 2019 quando, por exemplo, o Portal G1 lança seus programas. Até então, produções independentes como o podcast Mamilos lideravam rankings de audiência no segmento. Neste artigo, partimos de dados coletados em redes sociais digitais durante a construção da pauta de um episódio do podcast Mamilos com o objetivo de compreender como se dá a colaboração entre produtores e ouvintes. Preliminarmente, a suspeita é que o podcast favorece ao jornalismo a função de “mediação qualificada” (REFERÊNCIA 1, 2018; 2019) e, consequentemente, ao “encontro” dialógico (RESENDE, 2009). O limite, no entanto, transcende o formato; reside na necessidade de revisão do campo sobre práticas convencionais com vistas a uma formação que permita ao jornalista exercê-la plenamente.

Palavras-chave: Jornalismo. Podcast. Mediação qualificada.

Biografia do Autor

Felipe Moura de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, com tese que discute processos sociais e suas implicações sobre o jornalismo contemporâneo a partir de incursões às redações dos jornais Folha de S. Paulo (Brasil), El País (Espanha) e The New York Times (EUA); autor de "La semiosis de la noticia: Movimientos sociales en red y crisis del periodismo" (Barcelona: Editorial UOC, 2018). Professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Co-líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Jornalismo Digital (JorDi). Foi repórter correspondente do jornal Correio do Povo (RS), gerente de redação do Portal novohamburgo.org e diretor de conteúdo na Versão Final Comunicação. Experiência também em revista e televisão.

Barbara Nickel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cursa Doutorado em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (iniciado em 2017). Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É Mestre na área de Comunicação Social, na PUC-RS (Linha de Pesquisa: Cultura Midiátia e Tecnologias do Imaginário). Trabalhou com jornalismo digital no jornal Zero Hora, Grupo Sinos e portal Terra.

Janaína Kalsing, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e em Estudos dos Media e Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (2010). É membro do Grupo Jornalismo Digital - JORDI (PPGCOM UFRGS) e do Laboratório de Edição, Cultura e Design - LEAD (PPGCOM UFRGS). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência profissional como repórter e editora multimídia em jornais e sites (Zero Hora e GaúchaZH, de Porto Alegre, e Público, de Lisboa), com atividades nas editorias de Política, Geral, Polícia e Esporte.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres