As musas fitness como corpos dóceis: uma análise de processos de normalização do corpo feminino na cultura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.07Resumo
Este artigo analisa as estratégias de docilização do corpo feminino por meio dos perfis de Eva Andressa e Gabriela Pugliesi, duas musas fitness famosas no Instagram. As duas se apresentam de modos diferentes: Andressa é adepta do bodybuilding e da suplementação proteica, e Pugliesi mantém um corpo esguio com base na atividade física regular e na alimentação vegana. Por meio da observação de suas postagens e de comentários, notamos que seus corpos são marcados por modos distintos de construção da feminilidade: uma é questionada pelo excesso de músculos, e a outra é saudada pelo corpo magro, considerado mais delicado e feminino. Mesmo assim, concluímos que as duas se afirmam como experts a partir de seus próprios corpos e de suas experiências de cuidado de si reconhecidas como bem-sucedidas pelos seus seguidores.
Palavras-chave: Corpo feminino. Docilização. Fitness. Instagram. Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.