As musas fitness como corpos dóceis: uma análise de processos de normalização do corpo feminino na cultura contemporânea

Autores

  • Igor Sacramento Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
  • Thamyres Magalhães Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
  • Roberto Abib Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.07

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de docilização do corpo feminino por meio dos perfis de Eva Andressa e Gabriela Pugliesi, duas musas fitness famosas no Instagram. As duas se apresentam de modos diferentes: Andressa é adepta do bodybuilding e da suplementação proteica, e Pugliesi mantém um corpo esguio com base na atividade física regular e na alimentação vegana. Por meio da observação de suas postagens e de comentários, notamos que seus corpos são marcados por modos distintos de construção da feminilidade: uma é questionada pelo excesso de músculos, e a outra é saudada pelo corpo magro, considerado mais delicado e feminino. Mesmo assim, concluímos que as duas se afirmam como experts a partir de seus próprios corpos e de suas experiências de cuidado de si reconhecidas como bem-sucedidas pelos seus seguidores.

Palavras-chave: Corpo feminino. Docilização. Fitness. Instagram. Saúde.

Biografia do Autor

Igor Sacramento, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/ECO/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz).

Thamyres Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.

É graduanda em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Roberto Abib, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres