Apontamentos sobre realismo imersivo: imagem e som em Gravidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.10Resumo
Através da análise das estratégias estilísticas de composição de imagem e som do longa-metragem Gravidade (2013), o artigo tem como objetivo analisar a noção de imersão diegética como uma modalidade de realismo na produção audiovisual contemporânea. Considerando ser a imersão diegética uma característica importante de estilo do cinema contemporâneo, discutiremos se a noção de realismo pode ser atribuída a projetos audiovisuais que associam o conceito ao uso de tecnologias tridimensionais.
Palavras-chave: Realismo. Imersão. 3D. Sound design. Alfonso Cuarón.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.