Apontamentos sobre realismo imersivo: imagem e som em Gravidade

Autores

  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Priscilla Durand Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.10

Resumo

Através da análise das estratégias estilísticas de composição de imagem e som do longa-metragem Gravidade (2013), o artigo tem como objetivo analisar a noção de imersão diegética como uma modalidade de realismo na produção audiovisual contemporânea. Considerando ser a imersão diegética uma característica importante de estilo do cinema contemporâneo, discutiremos se a noção de realismo pode ser atribuída a projetos audiovisuais que associam o conceito ao uso de tecnologias tridimensionais.

Palavras-chave: Realismo. Imersão. 3D. Sound design. Alfonso Cuarón.

Biografia do Autor

Rodrigo Carreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFPE, com pós-doutorado pela UFF (RJ). Bolsista de produtividade Nível 2 do CNPQ.

Priscilla Durand, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, com estágio de mobilidade na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2020-03-28

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres