A jornada do anti-herói: uma análise da complexidade narrativa em Breaking Bad

Autores

  • Melina Meimaridis Universidade Federal Fluminense
  • Krystal Cortez Luz Urbano Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.05

Resumo

O artigo visa analisar a questão da complexidade narrativa no drama televisivo Breaking Bad por meio de um olhar exploratório em torno dos arcos narrativos, personagens apresentados em sua primeira temporada e na construção do anti-herói Walter White. Utilizando uma metodologia baseada em uma observação sistemática dos sete episódios da primeira temporada, argumentamos que, embora a produção se utilize de diversos elementos pertencentes à categoria das narrativas complexas, entendemos que a estrutura da série é organizada em torno da tradição da serialização narrativa, em que se alterna elementos de variação e repetição por intermédio de seus personagens e no entrelaçamento de três principais arcos narrativos: câncer, crime e família.

Palavras-chave: séries televisivas, complexidade narrativa, estrutura da simpatia, anti-herói.

Biografia do Autor

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense(UFF). Coordena o Série Clube, projeto acadêmico e colaborativo dedicado à investigação e ao debate deaspectos relativos à linguagem da ficção seriada televisiva. Seus interesses de pesquisa são "Comfort Series", instituições ficcionais, estudos de fãs, spoilers e narrativas complexas.

Krystal Cortez Luz Urbano, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Desde 2012 mantém o Asian Club, projeto colaborativo dedicado ao debate, reflexão e produção de conteúdo em torno das produções pop midiáticas do Extremo Oriente, mantido em parceria com estudantes de graduação de Estudos de Mídia da UFF. Seus interesses de pesquisa ainda englobam os seguintes temas: cultura fã, estudos de mídia, ficção seriada televisiva e cibercultura.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres