Autoria coletiva nas reportagens em quadrinhos de Joe Sacco
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2018.203.02Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e discutir a noção de “autoria coletiva” (Medina) nos quadrinhos jornalísticos de Joe Sacco publicados no Brasil. Para compreender a estruturação dessas narrativas, aplicamos os conceitos de narrador como ente distinto do autor e explicitamos a relação entre protagonistas e o narrador-personagem, estratégica voz que emerge em momentos decisivos para demarcar sua autoria. A alternância de vozes tem origem no processo de reportagem em campo, em que predominam as entrevistas. Elas atingem, em muitas das situações possíveis, o patamar de trocas culturais, superiores à mera transmissão de informações. Assumindo, com Bakhtin, que os diálogos constituem as unidades reais do discurso, nos quadrinhos jornalísticos assinados por Joe Sacco, a autoria coletiva tem pelo menos dois aspectos fundamentais, o dialogal e o dialógico.
Palavras-chave: autoria, reportagem, Joe Sacco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.