Superposters, especialização e serviço: a Primeira Consulta Pública do Marco Civil da Internet no Twitter

Autores

  • Letícia Capone PUC-Rio
  • Arthur Ituassu PUC-Rio
  • Sérgio Lifschitz PUC-Rio
  • Vivian Mannheimer PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2017.192.11

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a comunicação desenvolvida no Twitter durante a Primeira Consulta Pública do Marco Civil da Internet, de 29/10 a 17/12 de 2009, de modo a contribuir para o debate sobre os efeitos das mídias sociais nas discussões públicas no Brasil. Assim, definimos uma amostra de 1.378 tweets sobre o tema no período delimitado, buscando perceber quem são os participantes da conversa, que mídia está presente no espaço e quais os assuntos abordados. Feita a análise, encontramos uma alta incidência de vozes especializadas, alta concentração das postagens (superposters), bem como um espaço de informação e de publicidade dos mecanismos de participação. A nosso ver, apesar da concentração e especialização, que poderiam denotar um caráter elitista ao objeto, a comunicação analisada parece desempenhar um papel específico de serviço ao cidadão, com a divulgação de fontes, informação, fóruns consultivos e eventos sobre a lei e seu processo decisório.

Palavras-chave: Marco Civil da Internet, esfera pública, mídias sociais.

Biografia do Autor

Letícia Capone, PUC-Rio

Doutoranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Possui graduação em Comunicação Social (2007) e pós-graduação em Comunicação e Imagem (2013) também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com passagens por diferentes empresas como HStern, Ágora e B2W. Atualmente exerce o cargo de Produtora Cultural na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Arthur Ituassu, PUC-Rio

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP) e do Laboratório de Opinião Pública, Comunicação Política e Mídias Sociais (ePOCS). Pesquisador no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA) e membro da World Association for Public Opinion Research (WAPOR).

Sérgio Lifschitz, PUC-Rio

Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), alocado no Departamento de Informática. Doutor em Informática com especialização em Bancos de Dados pela École Nationale Supérieure des Télécommunications, ENST Paris, França (Out/1990 a Jan/1994). Mestre em Engenharia Elétrica (Especialização: Sistemas e Geometria Computacional - Mar/1987 a Ago/1990) e Engenheiro Eletricista (Especialização em Sistemas - Mar/1981 a Julho/1986), ambos pela PUC-Rio. Pesquisador na área de bancos de dados com ênfase em (i) computação autônoma e sistemas contemplando auto-sintonia e auto-gerenciamento e (ii) ferramentas e sistemas de gerência de dados para aplicações em bioinformática.

Vivian Mannheimer, PUC-Rio

Mestranda no PPGCOM/PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres