Consumo digital, performance e livros: estudo comparativo entre os sites Skoob e Scribd

Autores

  • Sandra Portella Montardo Universidade FEEVALE
  • Thais Della Tôrres da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2015.171.03

Resumo

Este artigo analisa o consumo digital como fator de performance nos sites Skoob e Scribd. Seu objetivo é categorizar as formas de consumo que podem ser interpretadas como performance nesses espaços. Trata-se de um estudo exploratório feito via levantamento bibliográfico, documental e questionário, cujas categorias de análise são: consumo, performance e sites de redes sociais. Nota-se que o site que disponibiliza os arquivos de leituras (Scribd) não é o que permite uma melhor performatização (Skoob) em termos de consumo. Questionário sobre os usos do Skoob mostrou que atividades performáticas que demandam mais investimento por parte dos usuários no site são as que mais influenciam as leituras. Por fim, conclui-se que tanto o acesso a arquivos de leituras quanto a performances relativas aos mesmos promovem as leituras de formas variadas.

Palavras-chave: consumo, performance, sites de redes sociais, Skoob, Scribd.

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade FEEVALE

Doutora em Comunicação Social pelo PPG em Comunicação Social da PUCRS. Atua como professora e pesquisadora nos cursos de Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Mestrado em Indústria Criativa e Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Secretária Executiva da ABCiber.

Thais Della Tôrres da Silva, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica/Feevale – Graduanda em Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale. E-mail: thaisdellatorres@hotmail.com .

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres