Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia

Autores

  • Simone Pereira de Sa Universidade Federal Fluminense - Professora associada - Dep de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2014.161.04

Resumo

O trabalho aborda o fenômeno da Batalha do Passinho, “desafio” entre jovens dançarinos do funk carioca que ganhou visibilidade através de coreografias filmadas em celulares e disseminadas no YouTube. A partir desse exemplo, pretende-se primeiramente discutir a mediação das mídias móveis e locativas tais como o celular associado às plataformas musicais na reconfiguração de aspectos da cena funk e sua articulação com outras cenas, tais como a do tecnomelody do Pará. Busca-se ainda refletir sobre as consequências dessas misturas para a estabilidade da noção de gênero musical, que parece estar vivendo um momento de intensa desestabilização como resultado da apropriação criativa que ocorre nas redes sociais, resultando no surgimento de uma rede de Música Popular “de Periferia”.

Palavras-chave: funk carioca, YouTube, telefones celulares.

Biografia do Autor

Simone Pereira de Sa, Universidade Federal Fluminense - Professora associada - Dep de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Professora do Dep de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2013-10-07

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres