O poder da comunicação e o jogo das parcerias na cibercultura
Resumo
Partindo da perspectiva do crescimento do ativismo na sociedade como uma das características da cibercultura, este artigo pensa o paradoxo que opõe o poder da informação à potência da comunicação nas práticas sociais. Enquanto o poder da informação constitui o campo dos bancos e minas de dados, da propriedade intelectual, da venda de serviços e espetáculos através da rede tecnológica, a potência da comunicação investe e amplia o campo da partilha de conhecimentos e bens, da criação de valores, da resolução dos dilemas da ação coletiva e da geração de mercados e bens comuns. A informação exprime o poder da propriedade e exploração do capital social como poder de cooperação, e a comunicação exprime a potência de autovaloração e organização do trabalho como poder da parceria. Para examinar este paradoxo, vão ser pensados quatro blocos de problemas, relevando as questões de mediação e de participação nas comunidades virtuais e nas redes de parceria.
Palavras-chave: comunidades virtuais, guerra em rede, redes de parceria.Downloads
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