Multiculturalismo na América Latina. Confluências e conflitos no espaço televisivo regional
Resumo
A problemática comunicacional é tratada mediante a confluência de reflexão epistêmica e análise de processos empíricos sistematizados em pesquisas que abordam a América Latina midiatizada na tecnosfera televisiva brasileira. As produções das redes Bandeirantes, SBT e Globo são apresentadas numa ordem que exprime aspectos substanciais de suas estruturações simbólicas e as estratégias de construção midiática que as organizam. O ethos midiático é situado nos contextos socioculturais e históricos que definem o subcontinente na sua precariedade política e social, salientando paralelamente a riqueza cultural, teórica e histórica que oferece nossa complexidade paradoxal de arte, miséria, alegria, exploração e futuro.
Palavras-chave: midiatização, América Latina, televisão, cultura, realidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.