Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas
Resumo
O artigo trata dos dispositivos de vigilância hoje inscritos no ciberespaço e suas implicações para a produção de identidades e subjetividades. Pretende-se mostrar como o monitoramento de ações e comunicações no ciberespaço é convertido em informações que irão compor bancos de dados e perfis computacionais que buscam antecipar preferências, tendências, escolhas, traços psíquicos ou comportamentais de indivíduos ou grupos Para tanto, analisa-se a lógica de composição de bancos de dados e de perfis computacionais, visando apreender aí os traços gerais da produção de duplos digitais e da simulação de identidades.
Palavras-chave: vigilância, ciberespaço, identidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.