A produção de sentidos nos contextos de recepção: em foco o grupo focal
Resumo
Este artigo revela como as relações comunicativas geradas pelo grupo focal podem evidenciar dimensões da experiência cotidiana relacionadas à construção de identidades, à ação política e ao questionamento de representações midiáticas. De maneira a evidenciar nosso principal argumento, exploramos um caso empírico específico: a recepção dos quatro episódios do primeiro ano da Série Cidade dos Homens (Globo, 2002) em grupos focais realizados com adolescentes que moram em favelas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.
Palavras-chave: grupo focal, recepção, adolescentes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.