A midiatização da informação econômica na CNN en Español

Autores

  • Delia Dutra da Silveira

Resumo

Neste texto apresentamos as principais descobertas de uma pesquisa cujo propósito foi compreender as especificidades da informação de caráter econômico, relativa aos Estados Unidos e à América Latina, construída num telejornal Economia y Finanzas da CNN en Español. Buscamos entender como se configuram as relações entre os agentes do campo midiático e do campo econômico e as estratégias de que se serve o telejornal para construir tal informação. A análise foi realizada em dois movimentos: um quantitativo (15 edições do telejornal) e um outro qualitativo (quatro notícias), ambos trabalhados como complementares e não como mutuamente excludentes. Os resultados apontam para a existência de marcadas diferenças em relação ao papel de mediador simbólico do agente midiático e às estratégias de produção de sentido em função da formatação dada à notícia.

Palavras-chave: notícias de economia, telejornalismo, CNN en Español.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres