Games online como terceiros lugares
Resumo
Este texto propõe que os games multiplayer online são os terceiros lugares ideais para as populações ocidentais contemporâneas, essencialmente cosmopolitas. O argumento é construído a partir da explicitação de suas três noções fundamentais: a concepção de game multiplayer online; a idéia de terceiro lugar e a compreensão da natureza cosmopolita da população ocidental contemporânea. Propõe-se uma taxonomia dos softwares sociais que funcionam como espaços de encontro online conforme três tipos primordiais de uso: utilitário, auto-motivado e de entretenimento. A seguir, cruzam-se as idéias que Oldenburg (1999) associa aos terceiros lugares com as características dos games multiplayer online.
Palavras-chave: games, games online, terceiros lugares, internet, sociabilidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.